NEXTEL 35*18*21478 tibakarol@hotmail.com

23/05/2011

Boletim Informativo da Guarda Civil Municipal de Ribeirão Preto

20:22

Compartilhe
I- Seção "Pense Nisso"

"Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque esta escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e beneficio de todos, aceite-o e viva-o". Buda

II- Administração descarta ‘bico oficial’ de PMs em Ribeirão


Projeto estava sendo avaliado, mas não será adotado na cidade; guardas municipais terão nova carga horária

Jean Vicente

A Prefeitura de Ribeirão Preto não vai adotar o projeto Atividade Delegada, popularmente conhecido como "bico oficial" dos policiais militares. O anúncio foi feito nesta quarta-feira em um encontro da prefeita Dárcy Vera (DEM) com guardas municipais e representantes do sindicato dos servidores.

"O projeto foi proposto, mas está descartado", disse o secretário da Casa Civil, Luchesi Junior, que afirmou que a prefeitura não cogitou adotar o "bico oficial". Na semana passada, Luchesi disse ao A Cidade que o projeto estava sendo avaliado pela administração.

No encontro, Dárcy também anunciou que os guardas municipais terão nova carga horária em breve, passando de 40 para 36 horas semanais. Ainda foram anunciadas a compra de quatro viaturas e a inauguração de uma base da Guarda Civil Municipal no Jardim Benedetti.

* Jornal A Cidade (18/05/2011, 23h33m)

III- Prefeita Dárcy Vera anuncia benefícios para Guarda Civil Municipal de Ribeirão Preto

Corporação terá regulamentação da carga horária em 36 horas semanais, aquisição de quatro novos veículos, inauguração da Base Comunitária do bairro Jardim Benedetti (Bancários) e realização do Curso de Qualificação para todo o efetivo

Prefeita assina decreto de homologação para aquisição de veículos para Guarda Municipal

O trabalho realizado pela Guarda Civil de Ribeirão Preto vem sendo exemplo em toda a região pela eficiência, qualidade e comprometimento com a defesa do patrimônio público e segurança da população. Para aperfeiçoar ainda mais as ações da corporação, a prefeita Dárcy Vera anunciou na tarde desta quarta-feira, dia 18 e maio, a aquisição de novos benefícios para os Guardas Civis Municipais.

A solenidade contou com a presença de guardas municipais, do vice-prefeito Marinho Sampaio; do secretário da Casa Civil, Luchesi Júnior; do superintendente da Guarda municipal, André Tavares; do presidente da Associação dos Guardas Civis Municipais de Ribeirão Preto, Eugênio Alves Machado; do presidente do Sindicato dos Servidores, Wagner Rodrigues; além de outros representantes do sindicato, ACI e Banco do Brasil.

Entre as melhorias, a prefeita destacou a breve regulamentação da carga horária em 36 horas semanais (antes eram 40 horas), a aquisição de quatro novas viaturas (sendo 1 veículo pick-up para a Patrulha Ambiental e Defesa Civil, 1 veículo de médio porte para patrulhamento, e 2 motos); a inauguração da Base Comunitária do Bairro Jardim Benedetti (Bancários); e a realização de mais um Curso de Qualificação para todo efetivo durante o segundo semestre de 2011.

“A inauguração de escolas, creches e a construção de mais um parque e uma UPA requisita um maior número de guardas municipais, por isso, no 2º semestre haverá concurso público para aumentar nosso efetivo”, sublinhou a prefeita. “É gratificante investir quando o retorno é voltado diretamente em benefício da população e da segurança da cidade. As ações da Guarda Municipal vêm diferenciando o nosso cotidiano, em função, principalmente, do trabalho da filosofia do patrulhamento comunitário que aproxima a guarda da população e estabelece vínculo de confiança”, destacou a prefeita Dárcy Vera.

Dárcy Vera durante assinatura do projeto de redução da jornada de trabalho para 36 horas que será encaminhado para o Legislativo ainda esta semana

Segundo André Luiz Tavares, superintendente da Guarda Civil Municipal, esses benefícios registram uma conquista histórica para a categoria. “Nunca um governo investiu e acreditou tanto no trabalho de uma instituição. Desde sua criação, a Guarda pleiteia a redução da carga horária de 40 para 36 horas semanais, em função da rotina desgastante nas atribuições dos guardas. A aquisição das novas viaturas é mais um benefício importante e faz parte do processo de modernização da frota da Guarda Civil Municipal, contribuindo para a agilidade, ampliação e aperfeiçoamento dos serviços prestados à população. Já a implantação da Base Comunitária da GCM no Jardim Benedetti (Bancários), vem atender as expectativas dos moradores visando aprimorar a qualidade da segurança, paz social e preservação do patrimônio público das escolas, praças, postos de saúde e demais logradouros públicos do bairro. Ainda com relação ao Curso de Qualificação do efetivo previsto para ser realizado no segundo semestre de 2011, este treinamento faz parte de um programa de qualificação profissional que prepara os Guardas oferecendo-lhes condições técnicas e práticas para melhor atender a população”, explica André Tavares.

Guardas municipais acompanham anúncio de benefícios apresentados pela prefeita Dárcy Vera no Salão Nobre do Palácio Rio Branco

Ações que diferenciam o cotidiano da GCM recebem apoio do Governo Municipal – Entre elas destacam-se: a ampliação do efetivo da corporação com a contratação de 43 GCMs (aumento de 25% do efetivo); nomeações de GCMs para os Cargos de Comando; aquisição de quatro novas viaturas (2 Blazers e 2 Gols); realização de projetos junto às unidades escolares; capacitações; realização de Curso de Qualificação de todo o efetivo com a Academia de Polícia Civil do Estado de São Paulo, implantação da filosofia do patrulhamento comunitário para estabelecer vínculo de confiança com a população, reimplantação do patrulhamento ciclístico e motociclístico; implantação de monitoramento eletrônico nas Unidades Distritais de Saúde (UBDS); implantação do Sistema Infoseg em parceria com o Ministério da Justiça, implantação de Monitoramento Eletrônico das UBDSs no cruzamento das avenidas Francisco Junqueira e Jerônimo Gonçalves, aquisições de 70 armas semiautomáticas PT 380; Curso de Habilitação e Manuseio para armas semiautomáticas PT 380 ministrado pela Polícia Federal; Inauguração da Base Comunitária de Bonfim Paulista; Inauguração da Central de Comunicações e Monitoramento – CECOM; reformas das salas da Divisão Operacional, entregas de novos uniformes e coturnos para todo o efetivo, aquisições de coletes à prova de balas (23 já entregues e 191 já licitados e aguardando a entrega pela empresa vencedora da licitação); aquisições de 3 ventiladores e 5 Microondas para os Parques Públicos e Bases Comunitárias; melhorias na Base GCM; ampliação do circuito interno de monitoramento da Base GCM; entre outros.

Governo Municipal faz, ainda este ano, concurso público para a corporação

IV- Prefeita Dárcy Vera entrega Novos Uniformes aos GCM´s de Ribeirão Preto

No dia 28 de março de 2011 a Prefeita entregou os novos uniformes aos guardas municipais, cujo material foi escolhido por eles. “Estamos cumprindo mais uma etapa do meu compromisso com a Guarda Civil”, finalizou Dárcy Vera.

V- Guarda Civil Municipal de Ribeirão Preto inaugura novas salas da Divisão Operacional

No dia 28 de março de 2011 a reforma da sala do Departamento Operacional da Guarda Civil Municpal de Ribeirão Preto também foi entregue.

“Esta inauguração é de extrema importância para o êxito dos serviços prestados. Por meio de análise técnica e de um trabalho de inteligência, são definidas uma série de atividades, como escala dos guardas, elaboração de planejamentos preventivos e importantes operações, como reintegrações de posse, controle de distúrbio civil, desfavelamentos, entre outros”, explica Tavares. O Departamento Operacional também elabora mapeamento dos locais públicos com maior índice de violência e criminalidade. Desta maneira, são desenvolvidas ações em conjunto com as demais instituições policiais, visando a intensificação de patrulhamentos e operações para garantir a proteção do patrimônio. Para a diretora operacional da GCM, a reforma do departamento, assim como a inauguração da CECOM são importantes iniciativas do atual governo. “Proporcionam condições mais dignas de atendimento aos guardas, trazendo motivação aos servidores, o que se traduz em excelência dos serviços prestados à população", enfatiza a diretora operacional Lidiane Alves Standoro.

VI- Nova Central de Comunicação e Monitoramento é inaugurada na Guarda Civil Municipal de Ribeirão Preto

Pela Central é possível monitorar as câmeras instaladas nas Unidades de Saúde, no cruzamento das avenidas Francisco Junqueira e Jerônimo Gonçalves e o circuito interno da Base GCM

Central monitora Unidades de Saúde

A nova Central de Comunicação e Monitoramento (Cecom), instalada na sede da Guarda Civil Municipal foi inaugurada nesta segunda-feira, 28 de março, pela prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera, numa parceria com a Secretaria Municipal da Saúde e Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto – Coderp.

A Cecom presta diversos serviços de segurança e prevenção por meio dos telefones 199 e 3632-4747, durante 24h, em todos os dias da semana e registra as solicitações da população, providenciando o pronto-atendimento, além de verificar antecedentes criminais e placas de veículos por meio do Sistema Infoseg, parceria com o Ministério da Justiça. Monitora ainda 19 câmeras internas da Base da Guarda Civil Municipal, cerca de 80 câmeras instaladas nas Unidades de Saúde (UBDSs Central, Leste, Sul, Norte, Secretaria da Saúde) e câmeras instaladas no cruzamento das avenidas Francisco Junqueira e Jerônimo Gonçalves.

Com a inauguração da central aumentou o número de guardas no monitoramento e foram instalados quatro computadores, ar condicionado, mesas e cadeiras. O investimento foi de R$ 30 mil.

“O uso da tecnologia vai beneficiar também a Defesa Civil Municipal, que ganha estrutura e melhores condições para promover a prevenção, socorro e assistência às vítimas de desastres naturais, humanos e tecnológicos, como por exemplo, o monitoramento do córrego das avenidas Francisco Junqueira e Jerônimo Gonçalves em casos de elevação do nível das águas”, disse e prefeita Dárcy Vera.

“Estamos trabalhando para deixar a base cada vez melhor, para dar mais dignidade e agilidade ao servidor público. Estamos priorizando reformar os locais onde os guardas civis trabalham”, afirmou o superintendente da Guarda Civil Municipal, André Tavares.

Para o secretário de Saúde, Stênio Correia Miranda, essa ferramenta de monitoramento à distância é um grande avanço. “O que queremos é obter melhor índice de segurança aos nossos funcionários e usuários das unidades de saúde”.

O diretor de informática da Coderp, Mauro Rosa Peixoto, também participou do evento. “Esse projeto é o embrião do uso dessa tecnologia em Ribeirão Preto”.

O vereador André Luiz da Silva representou o Sindicato dos Servidores Municipais e afirmou que nos últimos anos os servidores estão trabalhando mais satisfeitos. “Estamos lutando para o melhor para a categoria e para a cidade”.

Já o vereador Nicanor Lopes representou a Câmara Municipal e ressaltou a importância da segurança dos servidores. “Aqui em Ribeirão Preto a Guarda Civil Municipal cuida do patrimônio e também das pessoas e essa central é um avanço em prol da nossa população”, disse ele. O vereador Marcelo Palinkas também participou da inauguração da Central.

VII- Confraternização homenageia Mães na Guarda Civil Municipal de Ribeirão Preto

Evento objetivou promover a integração entre cerca de 30 Guardas Municipais, em homenagem ao Dia das Mães

Consideradas peças fundamentais na corporação, pela sensibilidade, habilidade e talento, as mulheres foram as homenageadas na última sexta-feira, dia 6 de maio, em evento de confraternização em homenagem ao Dia das Mães, comemorado em 8 de maio. A integração aconteceu na sede da Guarda Civil Municipal, sob o comando do superintendente André Luiz Tavares.

Com a presença de cerca de 30 mulheres-mães, o evento contou com uma programação diferenciada, incluindo uma “dinâmica de grupo”, além da confraternização, dos momentos de integração e homenagens. O encontro ressaltou a importância do trabalho das mulheres na Guarda Municipal e destacou o valor das mulheres trabalhadoras, (muitas delas mães), que representam 47% da população economicamente ativa.

André Luiz Tavares, superintendente da GCM, afirma que a presença das mulheres na corporação é fundamental. “As Guardas Municipais Femininas são sempre muito prestativas e dispostas ao diálogo, além de desempenharem excelentes serviços junto à comunidade. Meus parabéns a todas as mães e em especial a todas as profissionais da corporação", disse André Tavares.

Guardas recebem brindes sorteados durante evento

VIII- Ribeirão Preto recebe integrantes da Guarda Civil Municipal de Betim

Integrantes conheceram metodologia de trabalho e participaram das atividades diárias da Guarda Civil de Ribeirão Preto

Equipe foi recepcionada pelo superintendente da Guarda Civil Municipal, André Luiz Tavares

Buscando a integração e troca de experiências, que resultam no crescimento uniforme da instituição, a Guarda Civil Municipal de Ribeirão Preto, recebeu na última sexta-feira, dia 6, integrantes da Guarda Civil Municipal de Betim-MG. O grupo conheceu projetos desenvolvidos pelo órgão, ligado à Prefeitura Municipal, entre eles, o (CECOM) Centro de Comunicações e Monitoramento, as Bases Comunitárias, os serviços prestados à população, além da metodologia de trabalho.

Os integrantes da GCM da cidade de Betim-MG, Anderson dos Reis e Anna Helena de Lima, participaram das atividades diárias da Guarda Civil de Ribeirão Preto, e percorreram os principais pontos de patrulhamento no município. A equipe também foi recepcionada pelo superintendente da Guarda Civil Municipal, André Luiz Tavares, e demais diretores e chefes da GCM.

Na oportunidade receberam orientações quanto aos procedimentos operacionais do patrulhamento desenvolvido na cidade. "A troca de experiências e conhecimentos é uma realidade entre as GCMs e tem sido estimulada nas reuniões bimestrais de Comandantes de Guardas Civis Municipais, que se iniciaram em Ribeirão Preto no ano de 2010. Com a participação e total apoio do atual governo, temos enorme satisfação em poder colaborar com nossos parceiros de Betim-MG, e também contribuir e interagir para a troca de experiências positivas entre os municípios", destaca André Tavares.

0 comentários:

Postar um comentário

Faça seu comentário, elogios, de opiniões, duvidas, e outros...

Redes sociais